MENU
NOTÍCIAS
Doação17-07-2015Doações09-09-2014Queima do Alho em prol da Santa Casa09-09-20141ª Expoleite De 25 a 27 de setembro de 2014. |
Dicas médicas - Febre será realmente tão inimiga assim?
“Febre é o instrumento da Natureza que ela põe em campo para remover seu inimigo.” Thomas Sydenham
Sabemos que nossa sociedade sofre de “fobia de febre” há algumas décadas. É a preocupação exagerada de muitos pais com a febre- devido à crença infundada de perigos improváveis e prevenções não comprovadas.
1) O que é febre? Organização Mundial de Saúde informa que a faixa de variação normal da temperatura axilar durante o dia é de36.5°Ca 37,3°C. Então, de acordo com a maioria dos autores designa-se FEBRE a temperatura axilar acima de 37,5°C. Considera-se febre moderada temperatura axilar acima de 38,5°C, alta acima de 39,5°C.
2) Quais são os riscos comprovados da febre? . A febre aumenta o consumo de oxigênio e altera a função cardíaca. Mas isto só tem valor em portadores de doenças cardíacas, em crianças com pneumonias graves . Febre pode causar convulsão em cerca de 2% das crianças, em caso de instalação súbita, geralmente quando há história familiar, e não causa sequela neurológica . Pode causar dano cerebral em temperatura axilar acima de 42°C.
3) Como deve ser o manejo da febre? . O mais importante, sempre, é descobrir a causa da febre! . Deve-se promover o conforto da criança –bastante líquido, roupa confortável (sem despir nem superagasalhar), alimentação que tolerar . Atentar-se para os sinais de gravidade: criança prostrada, gemente, choro incansável, idade inferior a 3 meses, febre acima de 39,4°C, febre mais do que 72 horas – nestes casos deve haver avaliação médica imediata. . A Organização Mundial de Saúde não preconiza o uso automático de antitérmicos frente a uma criança febril, mas sim para trazer conforto e bem estar e em casos de temperatura axilar acima de 38,2°C.
4) O que se deve saber sobre as drogas antitérmicas? . Não há tratamento de febre e sim manejo da temperatura corporal. . Preferir sempre o uso de apenas um medicamento. . O uso de qualquer antitérmico não previne convulsões e não deve ser usado “para a febre não voltar”, pois a febre não vai embora até que a infecção se resolva, o que pode levar dias. . Os antitérmicos eficazes e seguros na infância são o paracetamol, a dipirona e o ibuprofeno. Sendo as duas últimas mais eficazes do que o primeiro. Os efeitos iniciam-se em torno de 1 hora, com duração de 3 a 6 horas e operam redução de 1 a 2°C da temperatura. . Existem poucos estudos científicos que evidenciem o uso de 2 antitérmicos alternados mais eficientes do que usados isoladamente e existe risco de erros de dosagem e toxicidade renal. Fonte: Danilo Blank. Uso de antitérmicos: quando, como e por quê. Rev Residência Pediátrica 2011;1(2): 31-36 Disponível em: http://www.residenciapediatrica.com.br/detalhe_artigo.asp?id=21 Dra. Raquel Gomes de Carvalho Pinto Dicas
- FEBRE AMARELA |